Nhoque de grão-de-bico ao sugo

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Já foi o tempo em que nhoque (gnocchi) era feito apenas com batatas, aqui em casa. Aqui mesmo no blog tem uma receita de nhoque de abóbora
Buscando mais uma forma de fazer nhoque sem batatas achei uma receita da Rita Lobo, e adaptando daqui, mudando dali, eu posso dizer que esse nhoque é uma delícia!

Ingredientes:
2 xícaras de grão-de-bico
1/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de manteiga 
1 ovo
Azeite
Sal e pimenta a gosto




Preparo
Deixe o grão-de-bico de molho por uma ou duas horas e depois cozinhe na panela da pressão, por 30 minutos, contando após começar a chiar.
Escorra e, no processador ou liquidificador, bata o grão-de-bico até formar uma pasta. Acrescente o ovo, a manteiga, sal e pimenta, e bata até ficar homogêneo. Misture a farinha de trigo.
Enquanto isso, coloque uma panela com 2 litros de água, para ferver, com sal e um fio de azeite.
Espalhe farinha em uma superfície, como a pia, por exemplo. Coloque um pouco da massa e forme rolinhos. Corte esse rolinho em pedaços de 1 cm. Mergulhe os nhoques na panela, e espere subir. Retire, mergulhe em água fria por 1 minuto e escorra. Não coloque todos de uma única vez, e repita a operação até terminarem os nhoques.

Para o molho
1 lata de tomates pelados, com suco.
1 dente de alho amassado
folhas de manjericão
1 colher de sobremesa de azeite
Sal a gosto

Aqueça o azeite e doure o alho. Bata os tomates, com o suco, no mixer e acrescente ao alho refogado. Adicione o majericão. Deixe ferver por 15 minutos em fogo baixo, ou até que fique bem apurado. Acerte o sal.



0 comentários:

Postar um comentário